Introdução
INTRODUÇÃO
É suficiente dizer, para que os homens recebam esta Epístola, que ela não contém nada indigno de um apóstolo de Cristo.
Na verdade, está cheia de instrução sobre vários assuntos, cujo benefício se estende a todos os aspectos da vida cristã.
Aqui há passagens notáveis sobre a paciência, oração a Deus, a excelência e o fruto da verdade celestial, humildade, deveres sagrados, o comedimento da língua, o cultivo da paz, a repressão das paixões, o desprezo do mundo, e coisas semelhantes, que discutiremos separadamente em seus devidos lugares.
Quanto ao autor, existe um pouco mais de razão para dúvidas.
Na verdade, é certo que não foi o filho de Zebedeu, pois Herodes o matou logo após a ressurreição de nosso Senhor.
Os antigos são quase unânimes em pensar que fosse um dos discípulos e parente de Cristo, chamado Oblias, que fora colocado sobre a igreja em Jerusalém; e eles consideravam que fosse aquele que Paulo mencionara juntamente com Pedro e João – os quais afirma serem considerados as colunas (Gl 2:9).
Estou mais inclinado a conjecturar que aquele de quem Paulo fala fosse o filho de Alfeu. Contudo, não nego que um outro fosse o governante da igreja em Jerusalém, e, de fato, alguém do colégio dos discípulos; pois os apóstolos não estavam vinculados a nenhum local particular.
Oblias era realmente um homem de grande autoridade entre os judeus revela-se inclusive a partir disto, que, como havia sido cruelmente condenado à morte pela facção de um ímpio sumo sacerdote, Josefo não hesitou em imputar a destruição da cidade em parte à sua morte.
É suficiente dizer, para que os homens recebam esta Epístola, que ela não contém nada indigno de um apóstolo de Cristo.
Na verdade, está cheia de instrução sobre vários assuntos, cujo benefício se estende a todos os aspectos da vida cristã.
Aqui há passagens notáveis sobre a paciência, oração a Deus, a excelência e o fruto da verdade celestial, humildade, deveres sagrados, o comedimento da língua, o cultivo da paz, a repressão das paixões, o desprezo do mundo, e coisas semelhantes, que discutiremos separadamente em seus devidos lugares.
Quanto ao autor, existe um pouco mais de razão para dúvidas.
Na verdade, é certo que não foi o filho de Zebedeu, pois Herodes o matou logo após a ressurreição de nosso Senhor.
Os antigos são quase unânimes em pensar que fosse um dos discípulos e parente de Cristo, chamado Oblias, que fora colocado sobre a igreja em Jerusalém; e eles consideravam que fosse aquele que Paulo mencionara juntamente com Pedro e João – os quais afirma serem considerados as colunas (Gl 2:9).
Estou mais inclinado a conjecturar que aquele de quem Paulo fala fosse o filho de Alfeu. Contudo, não nego que um outro fosse o governante da igreja em Jerusalém, e, de fato, alguém do colégio dos discípulos; pois os apóstolos não estavam vinculados a nenhum local particular.
Oblias era realmente um homem de grande autoridade entre os judeus revela-se inclusive a partir disto, que, como havia sido cruelmente condenado à morte pela facção de um ímpio sumo sacerdote, Josefo não hesitou em imputar a destruição da cidade em parte à sua morte.
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